Scroll Top
Av. Mal. Castelo Branco, 1275 – Teresina, PI

Por que Teresina?

teresina

a primeira capital planejada do brasil

Também conhecida como Cidade Verde ou Mesopotâmia Brasileira, Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil e está localizada estrategicamente na zona de confluência dos Rio Poti e Paranaíba.

Com 866 mil habitantes, o município possui uma área de 1.392 km² e está inserido na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), que abrange 13 municípios piauienses, além do município maranhense de Timon, vizinho de Teresina.

Sua localização geográfica lhe concede privilegiada influência econômica no comércio e nos serviços de educação e de saúde, tornando Teresina um polo fundamental para 271 municípios e 4,3 milhões de pessoas do interior dos estados do Maranhão, Ceará, Tocantins e Pará, segundo estudo do IBGE (2008).

Teresina é um grande polo. Segundo estudo do IBGE (2008), sua área de influência alcança até 271 municípios e mais de 4 milhões de pessoas.

diferenciais de teresina

Localização Estratégica e Logística
POLO COMERCIAL EM SERVIÇOS E EDUCAÇÃO
Área de influência para 271 municípios
REFERÊNCIA EM PROGRAMAS AMBIENTAIS

piauí

um estado que cresce acima da média nacional

O Piauí possui 224 municípios, agrupados em quatro mesorregiões. Entretanto, o Governo do Estado também trabalha suas políticas públicas considerando 12 Territórios de Desenvolvimento, que aglutina os municípios de acordo com as suas características próprias e potencialidades.

Com os constantes investimentos em desenvolvimento e planejamento estratégico, o Estado do Piauí apresentou o maior crescimento de PIB por capital da região com crescimento de 72,7% entre 2002 e 2016 e o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) subiu de 0.4 para 0.7 entre 2002 e 2018.

Os Cerrados, uma das regiões mais promissoras do país, atrai investidores e o Estado se destaca na produção de grãos (soja, milho e feijão), algodão herbáceo, arroz, caju além de ser referência na fruticultura. 

A Transcerrados, conhecida Rota da Soja, tem 330 Km em umas das áreas de maior potencial para o agronegócio.

Uma das potencialidades que começam a ser exploradas é seu subsolo rico em calcário, ferro, opala, níquel, manganês e diamantes e para circular estas e outras riquezas uma pesada infraestrutura logística de ferrovias, rodovias e portos interliga as regiões.

O estado também se destaca na produção de energias renováveis, sendo o 5º maior em energia eólica e o 3º maior em energia fotovoltaica. Em conectividade, 5 mil quilômetros de fibra ótica interligam 96 cidades.

Clique aqui e conheça também o Turismo do Piauí.